Lançamento: Documentário “Claudete Vive” registra memória e identidade cultural em Boa Ventura de São Roque



O documentário “Claudete Vive”, produzido pelo fotógrafo e jornalista Thiago Henrique, busca preservar a memória, a cultura e o cotidiano do acampamento homônimo em Boa Ventura de São Roque, no Centro-Sul do Paraná. A produção foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de um chamamento público da Prefeitura Municipal, que incentiva projetos culturais locais.

Com estreia marcada para o dia 30 de outubro, o documentário será exibido em duas sessões — às 11h e às 15h — na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, e também estará disponível nas plataformas YouTube e Facebook.

Thiago Henrique, que há mais de uma década registra momentos importantes da cidade pelo portal Notícias de Boa Ventura, ressalta a importância da obra para a valorização da história local.

“Este documentário é muito importante para marcar a história de Boa Ventura e das suas comunidades, especialmente o início delas. É uma honra estar fazendo parte disso e contribuir para eternizar essas histórias. Acredito que, com o tempo, este material poderá estar até nos livros de história da nossa cidade, registrando o que somos hoje para que as futuras gerações possam conhecer e se orgulhar”, destaca.

O profissional, que já produziu trabalhos voltados à imigração ucraniana, às lendas regionais e às tradicionais cavalgadas, reforça que o novo projeto é uma continuidade de seu compromisso em registrar a memória viva da região.

“As pessoas adoram ver as fotos que fizemos há 10 anos e perceber como as coisas eram antes. Apesar de ainda ser novo, brinco que já tenho muita história gravada aqui, e é fundamental que nosso trabalho preserve essa cultura e incentive a valorização das nossas raízes”, comenta Thiago.

O projeto Claudete Vive obteve 69 pontos na avaliação da Comissão Parecerista, sendo selecionado na fase preliminar do chamamento público. A iniciativa faz parte da política nacional de fomento à cultura, voltada à inclusão e valorização das tradições locais.

Com um olhar sensível e enfoque social, o documentário pretende emocionar, educar e inspirar tanto os moradores de Boa Ventura de São Roque quanto o público de outras regiões, promovendo o resgate da memória coletiva e o fortalecimento da identidade comunitária.

Por Thiago Henrique, com informações da Prefeitura de Boa Ventura de São Roque.

Comentários