Alunos monitores fortalecem aprendizagem no Colégio Sítio Boa Ventura



Em iniciativa que valoriza o protagonismo juvenil, instituição seleciona alunos que se destacam por liderança e dedicação aos estudos para auxiliar colegas e professores

O Colégio Estadual do Campo Sítio Boa Ventura implementou um programa de monitoria estudantil que visa fortalecer o desenvolvimento de habilidades de liderança e responsabilidade entre os alunos. A iniciativa seleciona estudantes que demonstram proatividade, bom desempenho acadêmico e capacidade de compartilhar conhecimentos.

De acordo com a publicação oficial da escola, para exercer a função de aluno monitor, "o estudante deve ter iniciativa, compartilhar conhecimento, ter bom desempenho nas disciplinas, competência comunicativa, repertório cultural, empatia e disponibilidade para comparecer às reuniões de orientação organizadas pela equipe gestora".

O programa contempla estudantes de diferentes séries, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre os monitores selecionados estão Raissa Bianca Joas Batista (6º ano), Karine Krauze (7º ano), Pedro Otávio Foletto (8º ano), Laila Thayne Hipólito (9º ano), Eduarda Misk dos Santos (1º ano), Felipe José Santos Almeida (2º ano) e Kaique Freitas dos Santos (3º ano).

A cerimônia de entrega dos distintivos ocorreu nas dependências da escola, onde os alunos selecionados receberam o broche identificador de "Aluno Monitor", simbolizando seu novo papel na comunidade escolar.

A coordenação pedagógica acredita que, além de beneficiar os alunos com dificuldades, o programa proporciona aos monitores a oportunidade de aprofundar seus próprios conhecimentos, desenvolver habilidades socioemocionais e preparar-se para desafios futuros.

Iniciativas como esta são cada vez mais comuns em escolas que buscam metodologias ativas de aprendizagem, onde os estudantes são incentivados a participar ativamente do processo educacional, não apenas como receptores de informação, mas como agentes de transformação no ambiente escolar.

Por Thiago Henrique com informações do Colégio Estadual do Campo Sítio Boa Ventura.

Comentários