Pix por aproximação entra em operação nesta semana; saiba como funciona



A partir desta sexta-feira (28 de fevereiro de 2025), as instituições financeiras do Brasil começarão a oferecer o Pix por aproximação, uma nova modalidade de pagamento autorizada pelo Banco Central. Essa funcionalidade permitirá que os clientes realizem transações simplesmente aproximando o celular da maquininha do lojista, de maneira semelhante ao uso de cartões de crédito e débito.

O Pix por aproximação também poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, facilitando o uso pelos consumidores. Com essa integração, não será necessário acessar diretamente o aplicativo do banco para efetuar o pagamento, tornando o processo mais ágil. No entanto, as carteiras digitais precisarão obter autorização do Banco Central para intermediar esse tipo de transação, e, até o momento, apenas o Google recebeu essa permissão.

O funcionamento do Pix por aproximação promete ser mais rápido e simples em comparação ao Pix por QR Code. Atualmente, para usar o QR Code, o lojista gera um código que o cliente precisa escanear por meio do aplicativo bancário, selecionando a opção correspondente e confirmando a transação. Com o Pix por aproximação, o usuário acessará a opção no aplicativo do banco e aproximará o celular do terminal, com variações possíveis dependendo da instituição financeira.

Essa novidade visa tornar os pagamentos digitais ainda mais práticos, ampliando as opções de uso do Pix, que já é uma das principais formas de transação no país.

Fonte: g1 — Brasília

Comentários