Paraná Propõe Manter Três Períodos para Semeadura da Soja na Safra 2025/26



Produtores rurais e técnicos paranaenses se reuniram esta semana para definir a proposta de calendário para a semeadura da soja na safra 2025/26, com ênfase na manutenção da divisão do estado em três regiões. A proposta, discutida durante um fórum técnico realizado na sede do Sistema Faep, em Curitiba, visa garantir datas específicas para cada região, assim como aconteceu nos dois ciclos anteriores.

O Paraná propõe que a semeadura na Região I, que abrange o Centro e o Leste do estado, comece em 21 de setembro de 2025, se estendendo até 20 de janeiro de 2026. Já para a Região II, que engloba a faixa do Oeste ao Norte Pioneiro, a janela de semeadura vai de 1º de setembro a 31 de dezembro. Para a Região III, no Sudoeste, a semeadura deve ocorrer entre 11 de setembro e 10 de janeiro. O período do vazio sanitário será de 90 dias antes do início de cada janela de semeadura.

Este novo calendário será encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, que até o final de janeiro receberá sugestões de todos os estados. Em Boa Ventura de São Roque, um dos municípios da Região II, os produtores locais aguardam a definição de datas para ajustar seus planos de plantio, com a expectativa de manter a produtividade e o controle de pragas, essenciais para o bom desempenho da safra.

A divisão proposta visa otimizar as condições climáticas de cada região, garantindo que os produtores consigam alinhar melhor a semeadura com o clima e a saúde da lavoura.

Fonte: alertaparana.com.br

Comentários