Secretaria da Educação recebe 120 exemplares do livro Escrevedores da Liberdade, que possui textos de crianças de Boa Ventura

 

A Secretaria Municipal de Educação recebeu no fim do mês de novembro, 120 exemplares da 6º edição do livro “Escrevedores da Liberdade”, que reúne 267 trabalhos de  estudantes das escolas multisseriadas e seriadas no Paraná.

Neste livro, podemos encontrar 26 textos redigidos por alunos da Rede Municipal de Educação de Boa Ventura de São Roque. Um trabalho realizado em conjunto com 23 professores do município que receberam uma formação para posteriormente, realizar um inventário da realidade e assim direcionar para as crianças de forma que elas escrevessem um texto com base nesta realidade observando as características da escrita viva.

Boa Ventura foi um dos municípios participantes para a produção desta obra, juntamente com Pitanga,  Clevelândia e Formosa do Oeste.

Esta obra trata-se de uma publicação anual da UNICENTRO, Secretaria de Estado de Educação, UFFS e UFPR, que apresenta diversos textos de crianças das escolas multisseriadas e seriadas do Paraná.

O livro traz como propósito, a produção escrita das crianças de forma a superar as práticas escolares centradas na cópia e assim gerar a produção da escrita itinerante, devendo produzir o texto a partir de um tema e contexto com demarcação de propósitos.

Na capa do livro, é possível perceber como fundo ilustrativo as crianças participantes da Associação Ucraniano Volênia de Boa Ventura, os quais  realizaram uma apresentação no III Seminário de Fortalecimento de Políticas Públicas da Educação do Campo, em uma formação continuada para o projeto Escola da terra que gerou este livro. 

Estes 120 exemplares foram distribuídos um para cada criança e professor participante do projeto e será disponibilizado também nas bibliotecas das escolas do município a partir do ano que vem.

Comentários