Sicredi alcança marca de 3 mil agências em todo o Brasil

 


Sicredi alcança marca de 3 mil agências em todo o Brasil

Instituição financeira cooperativa amplia presença no país e prevê abrir 270 novas unidades até o fim de 2025

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados, atingiu nesta semana a marca de 3 mil agências no Brasil. Os pontos de atendimento estão presentes em mais de 2,1 mil municípios, espalhados por todas as regiões, reforçando a estratégia da cooperativa de manter proximidade com as comunidades onde atua.

A projeção é encerrar 2025 com mais de 270 novas unidades, em um investimento superior a R$ 310 milhões. Nos últimos dez anos, a instituição mais que dobrou sua presença física, com crescimento de 110% desde 2014, quando havia cerca de 1,4 mil agências em operação.

Expansão e relacionamento

Segundo César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, o avanço representa mais do que números. “As agências são ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades”, afirmou.

O Sicredi está presente em todos os estados e no Distrito Federal, com agências em capitais e também em pequenos municípios. Em mais de 200 cidades brasileiras, é a única instituição financeira com presença física. Entre elas, localidades com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR).

Impacto econômico e social

Estudo realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta efeitos diretos da presença das cooperativas de crédito nas economias locais. Nas cidades onde atuam, há incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no número de empregos e crescimento de 15,6% no total de estabelecimentos comerciais.

Presença física e digital

Além da expansão física, o Sicredi tem investido em soluções digitais para ampliar a integração entre canais físicos e virtuais, conceito conhecido como “fisital”. Mais de 96% das transações já são realizadas por meio digital, segundo a instituição.

“Paralelamente à abertura de novas agências, seguimos investindo fortemente no autosserviço digital, que já concentra a maioria das transações. São canais complementares, que buscam atender cada associado no que ele precisa. No Sicredi, a agência não é um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, inclusive além do espaço físico”, disse Bochi.


Por Thiago Henrique, com informações do Sicredi

Comentários