Projeto cria fundo e conselho para impulsionar economia local


Projeto de Lei institui programa de fomento e conselho municipal com participação de diversos setores

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Boa Ventura de São Roque aprovou, em 2 de junho de 2025, o Projeto de Lei nº 16/2025, que cria o Programa de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Fundo Municipal (Funde) e o Conselho Municipal (Condei). A proposta, enviada pelo prefeito Nestor Kenner, tem como objetivo impulsionar a economia local por meio de políticas públicas e captação de recursos externos.

A reunião, presidida pelo vereador Vanderlei kuachinhak, contou com a participação dos parlamentares Josnei Bueno de Oliveira, Jandir José Teixeira e Eliane Aparecida Camargo. O Funde será financiado com recursos municipais, incluindo 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS, sendo 0,75% para custeio e 0,25% para investimentos.

O relator do projeto, vereador Josnei Bueno de Oliveira, destacou que a iniciativa facilitará o acesso a verbas estaduais e federais. "O fundo permitirá ações estratégicas para o turismo e a economia, enquanto o conselho garantirá transparência na aplicação dos recursos", afirmou.

O Condei será composto por representantes de secretarias municipais e entidades da sociedade civil, como produtores rurais, comerciantes, APAE e instituições de ensino. O presidente da comissão, Vanderlei kuachinhak, lembrou que a criação do fundo era uma demanda antiga dos empresários locais.

O projeto foi considerado constitucional e aprovado por unanimidade. Agora, segue para análise em plenário, onde será votado por todos os vereadores.

Por Thiago Henrique, com informações da Câmara Municipal de Boa Ventura de São Roque.

Comentários