A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que o aumento recente nos preços dos ovos está relacionado a fatores sazonais, especialmente durante o período que antecede e inclui a quaresma. Nessa época, é comum haver uma substituição do consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e ovos, o que aquece o mercado.
Além da demanda sazonal, os custos de produção têm subido significativamente nos últimos meses, com o preço do milho aumentando 30% e os insumos de embalagem mais de 100%. Somam-se a isso as altas temperaturas, que afetam a produtividade das aves, influenciando a oferta de ovos.
A ABPA espera que o mercado de ovos se estabilize até o final da quaresma, com o retorno aos níveis normais de consumo de diferentes proteínas. Apesar do aumento nas exportações, seu impacto na oferta interna é considerado irrelevante, pois representam menos de 1% da produção total estimada em 59 bilhões de unidades para este ano. Isso resultará em um consumo per capita de 272 ovos por ano, bem acima da média mundial.
Fonte: Adaptado de Redação Sou Agro, 19 de fevereiro de 2025.
Comentários
Postar um comentário