Boa Ventura de São Roque Pode Adotar Programa Farmácia Popular



Programa oferece 41 medicamentos gratuitos e busca ampliar acesso à saúde em 23 municípios paranaenses

O Ministério da Saúde abriu, desde o dia 14 de fevereiro de 2025, inscrições para que 23 municípios do Paraná, incluindo Boa Ventura de São Roque, participem do Programa Farmácia Popular. A iniciativa, que agora distribui gratuitamente os 41 medicamentos da cesta básica do programa, marca uma nova fase de expansão, com o objetivo de ampliar o acesso a remédios de qualidade para a população, especialmente para os moradores de Boa Ventura.

A medida, anunciada pelo governo federal, oferece tratamento gratuito para doenças crônicas e outras condições, beneficiando diretamente as pessoas de baixa renda que dependem do programa. Em Boa Ventura de São Roque, a adesão ao Farmácia Popular pode significar um avanço significativo no acesso a medicamentos essenciais, reduzindo desigualdades e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Para aderir, as farmácias localizadas em Boa Ventura de São Roque, onde ainda não há unidades credenciadas, podem solicitar sua adesão. Os estabelecimentos interessados devem ficar atentos ao edital, que detalha os procedimentos e documentos necessários para a inscrição, disponíveis no site do programa (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/secrecs/farmacia-popular/credenciamento).

Além de Boa Ventura de São Roque, outros 22 municípios paranaenses, como Alto Paraná, Ângulo, Antônio Olinto, Arapuã, Balsas Nova, Bom Sucesso do Sul, Esperança Nova, Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Iguaraçu, Inajá, Ivatuba, Jardim Olinda, Nova Aliança do Ivaí, Paranapoema, Paulo Frontin, Pinhal de São Bento, Porto Amazonas, Porto Barreiro, Santa Inês, São Pedro do Paraná e União da Vitória, também foram contemplados. A expectativa é que a ampliação do programa gere um impacto direto na saúde pública local, com até 1 milhão de pessoas beneficiadas anualmente no estado.

Para os moradores de Boa Ventura de São Roque, a possibilidade de contar com farmácias credenciadas no município é uma oportunidade de facilitar o acesso a tratamentos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, sem custos adicionais. As farmácias locais interessadas devem verificar se atendem aos critérios do programa e seguir os passos para o credenciamento, garantindo que a população tenha acesso rápido e eficiente aos medicamentos.

Por Thiago Henrique, com informações de Diário Indústria & Comércio

Comentários