Incra participa de Encontro Regional da Reforma Agrária com representantes de Boa Ventura do São Roque e região



Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná marcaram presença no Encontro Regional da Reforma Agrária da região Centro Oeste do estado. O evento, realizado em Jardim Alegre/PR, no Centro Comunitário do Projeto de Assentamento Oito de Abril, contou com a participação de 170 pessoas, incluindo representantes de Boa Ventura do São Roque e outros municípios da região.


O encontro teve como objetivo principal apresentar e discutir uma pauta de reivindicações, representada por um requerimento que continha 32 demandas dos assentamentos e 9 dos acampamentos de famílias de trabalhadores rurais. Durante o evento, foi destacada a necessidade de reconstrução das políticas públicas de reforma agrária.


Estiveram presentes pelo Incra o superintendente regional Nilton Bezerra Guedes, o chefe de divisão de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Cyro Fernandes Corrêa Jr., e o servidor Geraldo Batista Martins, representando o titular da Câmara de Conciliação Agrária. Além disso, prefeitos, vereadores e representantes dos poderes legislativos municipais da região também marcaram presença.


Guedes considerou as demandas apresentadas como legítimas e afirmou que a autarquia federal buscará apoiar e atender a maioria delas, seja por meio de execução direta ou em parcerias com municípios, estado e outros órgãos do Governo Federal. O superintendente ressaltou a importância das Salas da Cidadania nos municípios como suporte para encaminhar o atendimento às demandas de regularização de assentados e ocupantes candidatos a assentamento.


A gestão atual do Incra e do Governo Federal tem como diretriz principal o fortalecimento da política de reforma agrária, e Guedes assegurou que fará gestões para atender às reivindicações dos assentamentos e retomar as ações relacionadas à obtenção de imóveis rurais, acompanhando e mediando as situações de conflito agrário nos autos judiciais de reintegração de posse.


Fonte: Superintendência Regional do Incra no Paraná

Comentários