As exportações do agronegócio brasileiro atingiram um novo recorde em março, com um aumento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as vendas externas do setor somaram US$ 11,57 bilhões no mês passado, impulsionadas pelas altas nas exportações de soja, carnes e açúcar.
No acumulado do ano, as exportações do agronegócio já ultrapassam os US$ 28,12 bilhões, um aumento de 12,7% em relação ao primeiro trimestre de 2022. A China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras do setor, seguida por União Europeia, Estados Unidos e Ásia.
De acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esse resultado é fruto da competitividade do setor, que tem investido em tecnologia e em práticas sustentáveis, além de ter uma produção diversificada e de qualidade reconhecida no mercado internacional.
No entanto, especialistas alertam para a necessidade de investimentos em infraestrutura logística e de apoio à produção, a fim de garantir a continuidade do crescimento das exportações do agronegócio brasileiro. Além disso, é importante destacar que o setor enfrenta desafios, como o aumento dos custos de produção e a necessidade de atender a demandas por sustentabilidade e rastreabilidade dos produtos.
Apesar disso, o bom desempenho do agronegócio nas exportações é uma notícia positiva para a economia brasileira, já que o setor é responsável por cerca de 21% do PIB nacional e gera milhões de empregos em todo o país.
Comentários
Postar um comentário