Com a colheita da soja atrasada em algumas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a falta de chuva no Paraná, as operações de semeadura de inverno devem ser concentradas nos meses de maio e junho. A área de cultivo de grãos de inverno deve chegar a 3,4 milhões de hectares na Região Sul, com destaque para o trigo que responde por mais de 80% da área de inverno.
De acordo com o zoneamento agrícola de risco climático (ZARC), a indicação para o plantio do trigo na Região Sul era 1º de abril no norte do Paraná, mas devido à falta de umidade no solo, apenas 1% da área foi semeada até o dia 20 de abril. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a época de semeadura se iniciava em 11 de maio, mas em meados de abril ainda restavam cerca de 46% e 37% das lavouras de soja para serem colhidas, respectivamente.
O preparo da lavoura de inverno exige o controle de plantas daninhas, especialmente o azevém, que pode roubar até 40% da produtividade do trigo. Na adubação, a recomendação é aplicar toda a dose de Fósforo (P) e Potássio (K) que vai no talhão no ano por ocasião do ato da semeadura do trigo, potencializando o rendimento da cultura e distribuindo de forma mais equilibrada os nutrientes no solo.
Ao escolher a cultivar, o produtor deve levar em consideração o potencial produtivo na região, as cultivares mais adaptadas e o histórico da propriedade e do clima. O tratamento de sementes também é essencial para garantir a proteção das plantas contra fungos e pragas por cerca de 30 dias após a semeadura. A quantidade de sementes a ser usada e o escalonamento da semeadura são outros critérios importantes para o sucesso da lavoura.
Fonte: Boletim AgroRegional (https://boletimagroregional.com/noticias/comeca-a-semeadura-de-inverno-na-regiao-sul/)
Comentários
Postar um comentário