O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Programa Digitaliza Brasil em maio de 2021, com o objetivo de concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no país. Desde então, diversas cidades vêm sendo contempladas pelo programa, entre elas Boa Ventura de São Roque e outras 88 cidades da região.
A TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet.
Ainda há no país 4.191 municípios que não concluíram a migração para o sinal digital, ou seja, ainda há transmissão dos sinais analógicos. Quando o Digitaliza Brasil foi instituído, 1.638 municípios dispunham apenas de sinal analógico.
As prefeituras e as entidades que executam o serviço de retransmissão de televisão nos municípios elegíveis, elencados no Anexo I da Portaria MCom 2.524/2021, puderam manifestar interesse na adesão ao Programa Digitaliza Brasil. Após manifestação e qualificação das prefeituras e entidades, os equipamentos de transmissão para digitalização das estações analógicas em operação nos municípios começam a ser instalados.
Boa Ventura de São Roque e mais 88 cidades já tiveram sua infraestrutura concluída pelo Digitaliza Brasil. No entanto, ainda faltam 8 cidades para concluir o processo de digitalização, sendo que 3 delas possuem pendências a serem tratadas e 5 já estão em andamento ou programadas para iniciar a construção da infraestrutura.
Segundo informações recentes, houve um atraso no processo de instalação das antenas e transmissores, que agora estão previstos para março e abril deste ano. A parte mais complexa do processo já foi concluída, e agora resta aguardar para que as instalações e ativações sejam realizadas.
A digitalização do sinal da TV analógica terrestre é um importante avanço para a região de Boa Ventura de São Roque, que passará a contar com uma transmissão de qualidade superior e uma maior interatividade para os telespectadores.
Comentários
Postar um comentário