Boa Ventura de São Roque registra caso suspeito de dengue em meio a aumento expressivo de casos na região



Boa Ventura de São Roque não registrou casos confirmados de dengue, mas teve uma notificação de caso suspeito, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A 5ª Regional de Saúde, da qual o município faz parte, teve um aumento de 800% nos casos confirmados de dengue em relação ao ano anterior, com 27 confirmações no período. As notificações também subiram em 498,11%, passando de 53 para 317 casos notificados.

A contaminação autóctone, que ocorreu dentro do próprio município, aconteceu em 13 casos na região. Juntos, os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde investigam outros 10 casos suspeitos. Até o momento, 260 casos tiveram resultado negativo.

O período epidemiológico atual começou em agosto de 2022 e deve seguir até julho de 2023. A tendência é que os números deste período sejam ainda maiores do que os registrados em 2021/2022, já que o aumento nos casos é evidente nos relatórios divulgados até agora.

Embora Boa Ventura de São Roque não tenha casos confirmados, a notificação de um caso suspeito reforça a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas preventivas, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão de outras doenças como a chikungunya e o zika vírus.

Comentários