As primeiras doses desenvolvidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, começou a ser aplicada nos profissionais de saúde que estão na linha de frente combatendo o Coronavírus, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas que fazem o transporte de pacientes com COVID
e funcionárias da higienização da clínica onde atende casos de COVID-19.
Em conversa com a enfermeira Amanda Terra, “Para nós é uma grande emoção poder estar recebendo a vacina aqui no município. É uma pena que a vacina ainda não veio para toda a população, nem para todos os profissionais. Então neste primeiro momento os vacinados foram os profissionais que estão na linha de frente do coronavírus. A vacina vai chegar escalonada em etapas e logo vai vir para os demais profissionais e para a população também. De qualquer forma, o sentimento é de segurança, a gente vai poder trabalhar com mais segurança, tantos os profissionais como a população também”.
A enfermeira ainda complementa que “A chegada da vacina é o momento histórico, estamos vendo um sentimento de esperança, uma luz no fim do túnel. Este é um começo, pode ser que não tenha a quantidade para toda população ainda, mas já demos o primeiro passo. A vacina está chegando, é uma esperança de tudo que a gente enfrentou até agora, mas não podemos nos descuidar”.
A Enfermeira Miriam Andrade foi responsável em estar trazendo a vacina de Guarapuava e de acordo com ela “A emoção de buscar a vacina contra o Coronavírus foi grande. Foi uma longa espera por que atrasou a chegada da vacina. Os municípios estavam todos ansiosos e a hora que chegou realmente foi emocionante. A vacina veio escoltada, e quando eles abriram a porta, bateu uma emoção tão grande por ver que ali estava a nossa vacina. Infelizmente pode não ser suficiente agora no momento, mas no futuro todos serão imunizados e estamos muito esperançosos para que logo esse vírus passe”.
Entretanto, mesmo com a chagada da vacina, os cuidados para evitar a contaminação pelo Coronavírus ainda é muito importante, em conversa com o Enfermeiro Emanuel, “A vacina leva um tempo para imunizar de fato a pessoa. A imunização pela vacina é uma esperança para chegarmos ao fim da pandemia, mas ela não exclui a necessidade de se cuidar. É importante ainda o uso de máscara, distanciamento social e o uso de álcool em gel. Precisamos alertar que a população ainda precisa manter os cuidados, mesmo nós profissionais que estamos recebendo essa primeira etapa temos que se cuidar. É uma esperança que a gente tem aí na questão do combate pandemia, mas não exclui os cuidados que precisamos ter”.
Comentários
Postar um comentário