Secretaria Municipal de Saúde de Boa Ventura alerta sobre o Coronavírus, dengue, febre amarela e sarampo

De acordo com o Secretário, “Além do COVID-19, ainda temos mais três epidemias grandes no Brasil, como o caso da dengue que está em situação de emergência no estado do Paraná, o sarampo e a febre amarela.” Ele aponta que os sintomas dessas doenças são bem parecidos, como a tosse, febre e mal estar. Além do coronavírus, o contágio do o sarampo também acontece de humano a humano, já a dengue e a febre amarela o contágio se dá pelo mosquito hospedeiro.
A secretaria de Saúde já fez um plano de contingencia junto com a vigilância Sanitária e a toda a equipe de saúde, restringindo algumas viagens, sendo mantida apenas as viagens para quimioterapia, radioterapia e hemodiálise, além de algumas cirurgias emergenciais. Já As consultas de ambulatório e consultas particulares não serão realizadas, pois entende que não são emergentes.
Com relação a procura do serviço de saúde, o secretario pede que o uso seja coerente e consciente, para que procure quando for necessário, pois o lugar mais contaminado são os centros de saúde. Caso o uso seja necessário, o secretário pede que não vá diretamente aos hospitais para evitar uma superlotação, mas que faça uma triagem, indo primeiramente ao posto de saúde local, seguindo as orientações básicas do estado:
- Sintomas leves de resfriado - ficar em casa
- Sintomas gripais com falta de ar e febre - procurar a unidade básica de saúde
- Evitar aglomeração de pessoas, ir somente se necessário a locais públicos.
“Pedimos a população também que confie na equipe medica, e que procure sempre fazer higienização, como lavar as mãos constantemente, que é muito mais eficaz do que o álcool em gel, mas quando não possível a lavagem das mãos com sabão, o uso pode ser feito com álcool em gel.” Aponta o Secretário.
Com relação a máscara, a orientação é que o uso seja feito principalmente para pacientes infectados,
A Secretaria está à disposição para qualquer esclarecimento, podendo entrar em contato pelos telefones (42) 3652-1044 e 192
Comentários
Postar um comentário