Descobertas Surpreendentes: Armadilhas Fotográficas Revelam a Vida Selvagem da UC Cachoeirinha



 A Secretaria do Meio Ambiente de Boa Ventura de São Roque, em uma iniciativa recente, compartilhou imagens impressionantes capturadas por armadilhas fotográficas instaladas na Unidade de Conservação (UC) Cachoeirinha. Essas fotografias incríveis de diversos animais agora estão disponíveis para visualização na página oficial da secretaria no Facebook.

As imagens, gentilmente cedidas pela equipe da EKOS, revelam novos registros da UC Cachoeirinha, destacando a beleza e diversidade da vida selvagem. Por meio de câmeras de monitoramento e técnicas avançadas de rastreamento, foram obtidas imagens espetaculares.

Entre os animais capturados nas fotos estão o Serelepe (Guerlinguetus ingrami), o Gato-Mourisco (Leopardus wiedii), a Irará (Eira barbara), além de capivaras e onças-pardas. Destes, a captura da onça-parda é especialmente notável, pois é reconhecida como um desafio devido à sua natureza esquiva.

A Secretaria do Meio Ambiente expressou profundo agradecimento à equipe da EKOS pelo trabalho excepcional realizado na UC Cachoeirinha. Esse esforço contribui de maneira significativa para os aspectos ambientais e econômicos do município de Boa Ventura.


Importância da Preservação da Fauna e Flora:

A Estação Ecológica de Cachoeirinha, com uma área de aproximadamente 288 hectares, desempenha um papel vital na conservação da biodiversidade local. Além de sua beleza cênica, a preservação do meio ambiente nesta área específica não só protege a fauna e flora, mas também garante benefícios econômicos para a cidade por meio do ICMS Ecológico.

A preservação desses animais é crucial para o equilíbrio ecológico, pois cada espécie desempenha um papel específico no ecossistema. Por exemplo, as onças-pardas, como predadores topos de cadeia alimentar, ajudam a controlar as populações de herbívoros, mantendo o equilíbrio natural.



Curiosidades sobre a Onça-Parda:

A onça-parda, também conhecida como suçuarana ou puma, é um felino solitário e territorial. Apesar de sua incrível habilidade de se camuflar e sua natureza discreta, esses felinos são essenciais para manter a saúde dos ecossistemas, controlando as populações de suas presas.


Gestão da Secretaria do Meio Ambiente:

O Secretário da Secretaria do Meio Ambiente de Boa Ventura, Emerson Barbosa, tem desempenhado um papel crucial na promoção de uma gestão exemplar. Sua dedicação em atender às demandas do município tem sido notável, buscando sempre a excelência na conservação ambiental e na promoção de iniciativas de preservação.

Preservar a riqueza da fauna e flora local é um compromisso contínuo, e essas descobertas por meio das armadilhas fotográficas destacam a importância de manter e proteger esses ambientes naturais para as gerações futuras.

Comentários